IQA

Indice de Qualidade da Água (IQA)

O IQA foi desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta visando seu uso para o abastecimento público, após tratamento. Os parâmetros utilizados no cálculo do IQA são em sua maioria indicadores de contaminação causada pelo lançamento de esgotos domésticos. (ANA - Agência Nacional de Águas)

A avaliação da qualidade da água obtida pelo IQA apresenta limitações, já que este índice não analisa vários parâmetros importantes para o abastecimento público, tais como substâncias tóxicas (ex: metais pesados, pesticidas, compostos orgânicos), protozoários patogênicos e substâncias que interferem nas propriedades organolépticas da água. (ANA - Agência Nacional de Águas)

NSF – National Sanitation Foundation, adaptado com a retirada do parâmetro temperatura, e utilizando o nitrogênio amoniacal em lugar do nitrato. No seu cálculo são considerados os seguintes parâmetros : oxigênio dissolvido, coliformes fecais, DBO, pH, nitrogênio amoniacal, fosfato total, turbidez, sólidos totais. A adaptação do IQA foi feita por técnicos da Fepam, Corsan e Dmae quando da criação da Rede Integrada do Rio dos Sinos, em 1990. Os Índices de Qualidade serão anuais, tendo por base as médias anuais de cada um dos parâmetros utilizados no cálculo do IQA.

(http://www.fepam.rs.gov.br/qualidade/iqagua.asp)









Fonte:

ANA - Agência Nacional de Águas. Indicadores de Qualidade - Índice de Qualidade das Águas. Disponível em: http://pnqa.ana.gov.br/IndicadoresQA/IndiceQA.aspx