Parque Industrial

Contaminação dos Aquíferos em Parque Industrial
Por: Alexandre Sobreira

A falta de normas adequadas quanto ao uso de produtos tóxicos, pode vir a acontecer vazamentos ou até mesmo acidentes nos processos produtivos no modo de armazenamento ou transporte dos materiais existentes na indústria, que representa sério risco a saúde humana e ao meio ambiente. Uma área contaminada pode causar danos ao patrimônio e até mesmo ao uso do solo, consequentemente com a desvalorização das propriedades. A contaminação  causados pela indústria, começa atingindo os solos, depois contaminando as águas e dependendo do poder de poluição existe casos que podem chegar até as águas subterrâneas.

O Ministério da Saúde realizou estudos no qual o resultado revelou que cerca de 15.000 áreas estão contaminadas á nível solo/água e que 1,3 milhões de habitantes estão expostos diretamente a essas regiões e os principais causadores são: as atividades de extração mineral, fábricas e galpões de agrotóxicos, atividades petroquímicas e siderúrgicas. A vulnerabilidade de um aquífero refere-se ao seu grau de proteção natural às possíveis ameaças de contaminação potencial, e depende das características litológicas e hidrogeológicas dos estratos que o separam da fonte de contaminação (geralmente superficial), e dos gradientes hidráulicos que determinam os fluxos e o transporte das substâncias contaminantes através dos sucessivos estratos e dentro do aquífero. A contaminação ocorre pela ocupação inadequada de uma área que não considera a sua vulnerabilidade, ou seja, a capacidade do solo em degradar as substâncias tóxicas introduzidas no ambiente, principalmente na zona de recarga dos aquíferos. A contaminação pode se dar por fossas sépticas e negras; infiltração de efluentes industriais; fugas da rede de esgoto e galerias de águas pluviais; vazamentos de postos de serviços; por aterros sanitários e lixões; uso indevido de fertilizantes nitrogenados; depósitos de lixo próximos dos poços mal construídos ou abandonados. Entretanto, a mais perigosa, é a contaminação provoca da por produtos químicos, que acarretam danos muitas vezes irreversíveis, causando enormes prejuízos, à medida que impossibilita o uso das águas subterrâneas em grandes áreas. Existe na Bahia, o Polo Industrial de Camaçari, que é atualmente o maior e o mais  importante complexo integrado da América Latina. O Polo está localizado no divisor de águas das Bacias Hidrográficas dos rios Jacuípe e Joanes, no topo dos sedimentos Formação São Sebastião, pertencente à Bacia Sedimentar do Recôncavo. Ambos os rios fluem sobre os sedimentos da Formação São Sebastião, que possui importantes sistemas aquíferos, estando estes e os rios conectados hidraulicamente. As características geológicas da Bacia Sedimentar do Recôncavo tornam os aquíferos locais altamente vulneráveis à contaminação, exigindo, de qualquer atividade nesta região, medidas permanentes de proteção, visando prevenir a contaminação do manancial de água subterrânea que abastece muitas vilas e cidades, como também as indústrias locais.

Os diplomas legais, que estão de acordo com a legislação dos recursos hídricos do Polo, são aplicáveis à gestão dos recursos hídricos subterrâneos na área  do Polo são as Resoluções do CEPRAM de N°218/89, 620/92, 2113/99 e 2878/2001, as quais  exigem que todas as empresas do Polo participem do Programa de Gerenciamento das Águas  Subterrâneas.

O trabalho de proteção aos nossos aquíferos é uma atenção constante e bastante complexo, porque não temos como parar uma produção de uma fábrica que está fornecendo empregos e está crescendo a nossa economia e nossa tecnologia, porém temos que diminuir  e redobrar ás atenções com nosso meio ambiente, no qual é dele que tiramos nossa matéria-prima, nossos alimentos. Então isso tornaria um trabalho em conjunto, integrando esforços com a finalidade de proteger nosso bem maior, contando com a ajuda de governos, ONG`s e outros, para disseminar práticas que venham a proteger e manter, além de tudo, nosso ambiente em equilibro para que possamos desfrutar da melhor maneira possível.





Fonte:
João Severiano Caldas .Dissertação de Mestrado . 2005
Panorama da Qualidade das Águas Subterrâneas no Brasil . ANA- Agencia Nacional das Águas
http://agotadaguaarea1.blogspot.com.br/2012/11/ontaminacao-dos-aquiferos-em-parques.html